PÍPPI MEIALONGA

Píppi Meialonga é uma peça teatral baseada nas obras "Píppi Meialonga" e "Píppi a Bordo", da escritora sueca Astrid Lindgren (1907-2002). Adaptada para uma linguagem contemporânea, o espetáculo traz elementos cênicos alternativos e simbólicos, distantes da realidade cotidiana como, por exemplo, a Vila Vilekula, casa a qual o pai de Píppi construiu para eles, simbolizada no palco por uma escada dupla.
Os figurinos são assinados por Deisi Corrêa e trazem todas as características das personalidades das personagens. Na história, foi Píppi quem fez o próprio vestido, portanto a atriz se encarregou dessa função.
O processo de direção fez criar um aspecto naturalista da interpretação das personagens, tentando esquivar-se dos esteriótipos caricatos de interpretação nos protagonistas, mas trabalhando exatamente o oposto nos coadjuvantes, personagens em que os atores ganham a liberdade de "brincar" em cena, exagerando suas características de modo a distanciar-se uma das outras as oito personagens da peça, que são interpretadas por apenas quatro atores.
Píppi Meialonga usa o clássico dos espetáculos infantis, com figurinos coloridos, cenários alegres e personagens engraçadas e cativantes, mas sem perder o aspecto alternativo e ousado da personagem de Astrid, uma menina de apenas 9 anos de idade, que viajou o mundo inteiro, faz as próprias roupas, vê o mundo de sua própria forma, manda no seu próprio nariz e brinca com os desafios da vida com a mesma autonomia que uma menina comum manipula seus brinquedos.



ASTRID LINDGREN

FONTE:http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40125
Nasceu em 1907, numa fazenda no sul da Suécia, e morreu em 2002, em Estocolmo. Criou a primeira história com a personagem Píppi em 1944 - era um presente de aniversário para sua filha, que completaria dez anos. No ano seguinte Píppi Meialonga chegava às livrarias suecas e logo começaria a correr mundo. Lindgren escreveu mais de oitenta livros que foram traduzidos em mais de setenta línguas. Em 1958 recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil mundial.

SINÓPSE:

Simplesmente assim: cabelo cor de cenoura, tranças bem apertadas, sapatos no dobro do tamanho dos pés e rosto coberto de sardas. A roupa que ela usava ela mesma havia inventado, queria fazer um vestido azul, mas o pano acabou então costurou quadrados vermelhos para preencher os lados. Esta é a heroína desta história, Píppi Meialonga, com apenas nove anos, força indescritível, não tem pai nem mãe, mas tem muita confiança em si mesma. Inventa histórias, tem resposta para tudo, encara a vida com coragem e "sempre dá um jeito!".

FICHA TÉCNICA:
Texto original: Astrid Lindgren
Direção e adaptação: Fábio Beckert
Cenografia: Ricardo Grossl e Deisi Corrêa
Figurino: D. Ivete e Deisi Corrêa
Operação de luz e som: Richard Leal
Design Gráfico: Josi Stanger
Elenco: Deisi Corrêa, Fábio Beckert, Jean Kneti, Priscila Waltrick
Produção executiva: Deisi Corrêa
Produção: Cia Teatral Nós em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho para Nós!